Os Avisos do Fim

Os Avisos do Fim

                            Resultado de imagem para suicidio tumblr

Em nossa sociedade atual se torna cada vez mais comum os casos de suicídio que envolvem desde jovens à pessoas de mais idades. Cerca de 800 mil por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (dados de 2012). Isso significa um suicídio a cada 30 segundos. O suicídio pode ser compreendido como resultando da interação de pressão/stress social e vulnerabilidade individual, além de outros fatores. Uma dúvida que gera é em muitos é o por quê dessas pessoas não terem avisado, mas será mesmo que essas pessoas não avisam?

Alguns dos avisos mais comum são:
  • Uso excessivo de drogas (legais ou ilegais) e álcool.
  • "Eu só quero ficar sozinho"
  • Se afastar de todos
  • Baixa produtividade, tanto na atividades escolares/faculdade, trabalho e relacionamentos
  • Dizer adeus aos entes queridos. Uma pessoa que considera o suicídio pode se esforçar para dar um adeus profundo em horas inesperadas. 
  • “Você/minha família/meus amigos/minha namorada ficariam melhor sem mim.”
  • Atitudes agressivas e/ou de carência profunda.
              Resultado de imagem para suicidio as vantagens de ser invisivel

   Casos ocorridos com crianças e adolescentes que sofreram violência física e/ou psicológica por um grupo de indivíduos na escola, no bairro ou outro local e cometem suicídio tem aumentado. Diante do bullying, a pessoa passa a ter ansiedade, depressão e pânico. E em certos casos, até a utilizar álcool e outras drogas. Seu medo é constante por sofrer ou tentar evitar esses atos de violência, levando à tristeza e pressão por receio de contar aos familiares e amigos seu sofrimento. 

   Fique atento sempre a os pequenos avisos que as pessoas demonstram. Se preocupe com o seu próximo, as vezes ele só precisa de um "bom dia!" e um abraço. Agora para finalizar, gostaria que você, leitor, desse uma olhada nessa nota de falecimento e o que o jovem achava do mundo dele, antes de se matar:

George Eastman


                                   Resultado de imagem para pessoa triste
Imagem ilustrativa

     Heisman tinha 35 anos quando acabou com a própria vida nos degraus da igreja da Universidade de Harvard. Sua nota de suicídio, que deve ser a maior de todos os tempos, falava de temas existenciais, religiosos e filosóficos, dando a entender que acabar com a própria vida seria um experimento niilista.
    Quando era criança, Heisman perdeu o pai e, desde então, começou a pensar na insignificância das pessoas e na suposta falta de senso que enxergava em sua vida. Sua imensa nota de suicídio tinha 1.904 páginas. Ele deixou tudo programado para que a carta/livro fosse enviada a várias pessoas depois de sua morte.
Heisman vestiu-se de branco, despediu-se de seu companheiro de quarto e se matou. Suas últimas palavras foram: “O mundo é sem sentido”.

Referência: https://www.megacurioso.com.br/comportamento/39956-estas-5-notas-de-suicidio-sao-bastante-chocantes.htm

Comments system